quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Maria Ilsi e suas lembranças


                




     Dona Maria Ilsi Holz mora na localidade Jammerthal e guarda vários objetos que pertenciam à sua avó. Um deles é um caldeirão de ferro que servia para cozinhar alimentos. 


           
  


         Também guarda uma jarra de barro que era da sua mãe e servia para colocar leite e deixar coalhar, e depois transformar em queijo.





       E tem uma chaleira de ferro que era utilizado para esquentar água. Este pertencia ao sogro dela, e seu marido herdou de seus pais.






Nicole Eloisa Nitsch e Ismael Oliveira da Silva

A panela de ferro

         No dia 8 de agosto de 2019, a turma do 4º ano foi à localidade  Colina Verde, que fica  no lado  oeste  do município, é de zona rural  e é um bairro residencial. Falamos com Nair Teresinha Utzig que tem 59 anos. Ela não nasceu neste bairro, pois nasceu no  cidade de Santa Catarina e esta aqui a 40 anos.
       Ela tem dois objetos antigos: dois caldeirões de ferro. Eles eram de sua avó. Nesses caldeirões ela  cozinhava alimentos ao fogo de chão, pendurados em troncos. Muitas vezes levavam para a roça e o almoço era todo feito em um caldeirão (carreteiro).

Lara Schabarum e Braian Kauê Heylmann Mahs

Os objetos de Jenny

        A srª Jenny Dhein, que tem  83  anos e mora no Centro de Picada Café tem vários objetos antigos. Ela guarda eles com carinho pois eram dos pais dela. Todos estão em ótimo estado de conservação.
      


          Um deles é um lampião que era alimentado com querosene.








      Outro é um moedor de carne que era utilizado para moer carne e fazer linguiça. Ele é todo de ferro.

         Ela também tem uma chaleira e uma forma de waffle, ambos de ferro.








Theo Flores Tadeu e Gustavo Dal Médico Dahmer.

O objeto de Maria Dal Médico...

        Dona Maria Dal Médico, que tem 73 anos de idade e mora no Quatro Cantos, nos mostrou um Saco de Garupa bem antigo que servia para carregar alimentos e brinquedos para as crianças que acompanhavam seus pais para a roça (quando eles iam  trabalhar). Ele tem muitas outras utilidades, mas era utilizado principalmente  para isso.
        Ele era de sua mãe e foi confeccionado com tecido bem grosso/resistente. Já foi bem utilizado, até já tem partes estragadas, mas Dona Maria guarda com carrinho e muita recordação.

Murilo Weber Knorst